quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Síndrome de Henry Chinaski

"O problema era que você precisava ficar constantemente escolhendo entre uma opção horrível e outra pavorosa, e independente da sua escolha, eles cortavam mais um pedaço da sua carne, até que restasse mais nada pra descarnar. Por volta dos 25 anos, a maioria das pessoas estava liquidada. Uma maldita nação inteira de desgraçados dirigindo carros, comendo, tendo bebês, fazendo todas as coisas da pior maneira possível, como votar em candidatos à presidência que os fizessem lembrar de si mesmos."

"Todo o resto ia furando e furando sua carne, arrancando seus pedaços. E nada tinha o menor interesse, nada. As pessoas eram limitadas e cuidadosas, todas iguais. E eu teria que viver com esses fodidos pelo resto da minha vida, pensei. Deus, todos eles tinham cus e orgãos sexuais e bocas e sovacos. Cagavam e tagarelavam, e todos eram tão inertes quanto esterco de cavalo."

"Eu sequer sabia o que desejava. Sim, eu sabia. Queria algum lugar para me esconder, um lugar em que ninguém tivesse que fazer nada. O pensamento de ser alguém ne vida não apenas me apavorava mas também me deixava enojado. Pensar em ser um advogado ou um professor ou um engenheiro, qualquer coisa desse tipo, parecia-me impossível. Casar, ter filhos, ficar preso a uma estrutura familiar. Ir e retornar de um local de trabalho todos os dias. Era impossível. Fazer coisas, coisas simples, participar de piqueniques em família festas de Natal, 4 de Julho, Dia do Traballho, Dia das Mães... afinal, é para isso que nasce um homem, para enfrentar essas coisas até o dia de sua morte?"

"Estávamos todos juntos nisso. Todos juntos num vaso cheio de merda. Não havia escapatória. Todos desceríamos juntos com a descarga."

Todos trechos de Misto Quente, do Bukowski. Mr. Bukowski que ainda deve escrever, em algum lugar do inferno.

Problemas de pele, aceitação social, existenciais e com o sistema? Então você também sofre da Síndrome de Henry Chinaski.

Fiz minhas inscrições pro vestibular ontem. Direito mesmo. Eu sempre soube na hora H eu iria escolher isso, por mais que eu tivesse passado noites em claro e dias de sono, sonhando com Jornalismo. O mais irônico é que quando eu coloquei na opção "Direito", "Jornalismo" estava em cima. Se eu subisse o mouse mais pouquinho...
Ok no drama, Gregório de Matos fez Direito antes de virar o Boca do Inferno. Respira, inspira, olha Rui Barbosa.

ps. Acho que meu professor de literatura plagiou a merda toda de Bukowski. "Imaginem-se num grande vaso de merda. No escuro. A literatura é o raio que por alguns instantes ilumina tudo." Três anos e eu ainda lembro das palavras exatas dele.

pps. Minha apostila veio com defeito, preciso trocar. Agora, como eu vou entregar uma apostila com pichações de Bukoswki e mais um monte de coisa revoltadinha pra coordenação, é um mistério.

ppps. Nazarian na Bienal hoje. Meu corpo vai estar aqui em Porto Velho, mas a minha mente...
Aliás, ele fez uma criança feliz comentando no último post e lendo as descargas mentais dela (!)

Nenhum comentário: