terça-feira, 21 de outubro de 2008

"Bem vinda ao mundo."

Ele entrou devagar, como quem não quer nada.
Atravessou uma multidão que o olhava com reprovação pelo seu traje, seu estado.

Parou em frente ao altar. A missa estava quase no seu final. Era a hora da comunhão. Uma mulher vestida de branco [/clichê] distribuía alguma coisa. Será comida? Era redondo, era branco, era pequeno. Não adianta. É pequeno demais.
Levantou os olhos e viu que mulher chorava. Será que eu falei alto, será que ela me ouviu? Não importa. Olhou ao seu redor. Gente séria. Gente calada. Gente inteligente? Mais inteligente que eu, com certeza. Ali - apontou para um cantinho da casa grande - ali tem barulho.
Andou até a bateria e parou. Observou. Sentiu alguém observando. Oi. Oi. Ta-da-ta-da-ta-ta-ta-ta-ca-ta-ta, um menino concentrado. Menino? Tão maior que eu. Tão maior... Ele sorri. As meninas do lado dele também. "Eis o pão da vida, eis o pão do céu..." Uma delas senta. A música diminui. Cochichos. Sento ao lado do menino.
Todos se levantam, levam a mão à testa, ao peito, aos ombros e ao coração. Vão indo embora. A música começa de novo. É deprimente essa música. Qual o seu nome? perguntam. Onde você mora, cadê sua mãe. Minha mãe, não sei. Deve estar no inferno, o que é mãe? PÁRA COM ISSO, eu não quero responder. Mas eu respondo. Eu minto. Como sempre fiz, como sempre farei. Minha mãe tá em casa, eu moro aqui perto.
Cê tá com fome? pergunta uma menina com a voz chorosa. Os olhos dela estão vermelhos. Tô não. Vem comigo, ela diz. Atravessamos a grande casa de novo. Mas eu não estou sozinho, agora. Cê quer um dindin? um outro menino pergunta. Balanço a cabeça afirmando.

Ele rouba, a mãe da Júlia já viu ele roubando. Ele só parece bom. Tá, aham, fungada. Mas ele tem fome. Não, ele come todo dia. Eu já vi ele no ônibus, ele passa por debaixo da roleta. Mas como? Que roleta menina, ele rouba comida por aqui. CALA A BOCA, CALA A BOCA! Cadê a bondade, cadê? Cadê o cristianismo, cadê o amor que VOCÊS sempre falam? Isso é ser Cristão? Comungar todo domingo, ir à missa, saber a bíblia de cor? SEUS HIPÓCRITAS, TODOS HIPÓCRITAS. Não interessa se ele rouba, usa drogas, não tem mãe, se a mãe é puta, se ele é mal. Todos somos maus. Apontar o dedo na cara dele não vai deixar ele menos mau. É, é isso. Ele só é um pouquinho mais mau que nós. Nós, pseudo-cilizados. Pseudo-bons. E se ele é assim, é porque vocês o fizeram. Respira. Não sai nada. Ardência nos olhos e no nariz. Nó na garganta. Olhos arregalados. Choro.

Tá aqui o dindin, ó. Pega. Eu pego. Enrolo na blusa. Minha blusa tá suja, a delas tá tão limpinha... Ah não, eles de novo, O que eles querem? Eu não sei onde tá a minha mãe. Tá com fome? Já respondi. Quer ir na casa da Umáyra? Na casa da Umáyra tem piscina. Vai lá, cara. Não, não quero. Tem certeza que não tá com fome. NÃO, NÃO TÔ. Pega esse dindin. Pega, pega. Não quero mais. Olha que estragar comida é feio, Thiago. Thiago, eu nem lembro de ter dito meu nome. Ah, disse sim. Pro homem do barulho. Não tô nem aí. Não Thiago, volta aqui. Saí daqui, eu vou cuspir! A menina do cabelo de molinhas tá chorando, por que? Eu vou embora, eu vou embora.

Eu me senti tão impotente. Tão, tão... Raiva, é isso, raiva. Raiva do mundo, raiva de Deus. Deus que deixa acontecer isso. Que deixa isso. Que deixa isso. Raiva do homem que faz isso. Raiva do homem que não sente pena, que não deixa transparecer compaixão quando vê uma coisa assim. E quanto a mim? E eu, que não fiz nada? Que me alterei, que não o ajudei? Eu não tenho fome. Eu tenho tudo. Tudo. Nojo. Nojo, nojo, nojo. Me coço, me arranho, aaaaaaaaargh que nojo de mim. Que nojo, que raiva, por que nós temos que ser tão egoístas? Por que as pessoas me olham como se eu fosse uma estranha, me reprovam e sentem pena de mim por ser "jovem, sonhadora..." Por sonhar com uma coisa melhor? EU QUERO QUE SINTAM PENA, DELE. DO MENINO. DOS MENINOS. DOS HOMENS E MULHERES QUE SÃO MENINOS. MENINOS TRANSVIADOS. Eu me senti tão... suja. Tão inútil.

"... isso significa que você tem um bom coração, que você é boa... Bem vinda ao mundo."


ps.: eu não acho que tenha um bom coração, mas alguém me ensinou que quando se recebe elogios, é pra sorrir e agradecer. Agradeço muito a esse (?) alguém, porque eu sinto que me respeita. E alguém que respeita uma adolescente...

Nenhum comentário: