quarta-feira, 12 de junho de 2024

360

Numa quinta-feira de abril, eu mandei o e-mail desistindo do doutorado. 
Foram meses de preparação. Eu escrevi o e-mail no word e deixei salvo. Algumas semanas depois eu copiei e colei o texto no gmail, que ficou como rascunho por semanas. Um dia de manhã, eu abri a pasta de rascunhos, enviei e desliguei o celular. Às vezes eu acho que essa preparação começou no dia 7 de outubro de 2023, quando começou a guerra. Parte do meu cérebro tomou uma decisão ali. Ali também começou meu processo de luto pessoal, por uma carreira que nunca cheguei a ter, e nem sei se um dia eu sonhei de verdade em ter. 
Talvez eu só queira um diploma, um pedaço de papel, pra provar que sou alguma coisa.
Desde então, eu me sinto nadando em alto mar.
Alguns dias depois meu marido me sugeriu fazer o CELTA, pra conseguir outro pedaço de papel que me abriria as portas. Por um mês eu fiz o percurso de Anděl a Budějovická, e quase todos os dias eu ouvia Marinheiro só e chorava um pouco - metade do choro era estresse por conta do curso (agora faço parte do clube "Cambdridge me fez chorar"), metade era por medo; "marinheiro marinheiro, quem tem ensinou a nadar? ou foi o tombo do navio, ou foi o balanço do mar).
Eu nunca soube muito bem pra onde eu tava indo, mas agora tem um mundo aqui na minha frente.

Semana que vem eu vou caminhar pelo centro pra me sentir fazendo o mesmo caminho que o Kafka fazia. 

Um comentário:

Mauany disse...

mar calmo nunca fez bom marinheiro (e eu só queria ser um marinheiro ruim)